O transporte de perecíveis é altamente dependente do controle de temperatura para que a carga não perca suas características originais ou não pereça. Daí a necessidade do aparelho de refrigeração no baú frigorífico para manter o ambiente interno na temperatura adequada.
Neste artigo, vamos entender as características do transporte de perecíveis e o protagonismo do aparelho de refrigeração nesse processo. Boa leitura.
O transporte de perecíveis
O transporte de perecíveis é bem importante para diversas cadeias produtivas. Sem a refrigeração dos caminhões baús seria impossível viabilizar muitos empreendimentos de indústrias diferentes, como a alimentícia e a farmacêutica.
Podem ser transportados em caminhões frigoríficos:
Alimentos perecíveis
Frutas, legumes e alimentos sensíveis
Medicamentos
Materiais biológicos
São indústrias diferentes que necessitam da mesma eficiência em transporte e refrigeração. As cargas precisam chegar ao seu destino mantendo sua integridade e para isso é necessário um equipamento de refrigeração adequado, que mantenha a temperatura no nível desejado durante todo o percurso.
A importância do aparelho de refrigeração
Os tipos de cargas mencionados acima têm sua especificidades técnicas que recomendam os cuidados necessários para a manutenção de sua integridade. Geralmente, precisam manter suas temperaturas em um patamar, com pouca variação. O risco de contaminação e mudança de características é grande quando as recomendações não são cumpridas, com a possibilidade até da perda da carga.
No transporte, essas regras precisam ser cumpridas da mesma forma. O motorista precisa ficar atento à operação logística, ao tempo com a porta aberta (saída e entrada de temperatura), ao ato de ligar previamente a máquina para o carregamento da carga e desligar no descarrego, se a temperatura solicitada no painel está sendo atingida e ao bom funcionamento da máquina.
Não adianta manter a carga refrigerada em armazéns e centros de distribuição se há falhas durante o transporte. A utilização de baús isotérmicos não é suficiente para manter a carga resfriada ou congelada. A temperatura ambiente de alguma forma penetra no baú, afetando a temperatura interna. Isso pode ser danoso para a carga e sanitariamente perigoso.
O aparelho de refrigeração é a garantia de que há o controle de temperatura no interior do baú. Seja qual for a necessidade da carga, um compressor bem ajustado será capaz de baixar a temperatura e garantir a integridade da carga.
Entendendo o transporte frigorífico
Aqui no blog, já tratamos de vários temas relativos ao transporte refrigerado de carga. São muitos detalhes que precisam ser observados para prestar um serviço eficiente para o mercado e estar dentro da legislação.
Para saber mais sobre a importância do equipamento de refrigeração, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:
Transportar cargas perecíveis é um desafio possível de ser vencido com equipamentos de refrigeração adequados e com o respeito às recomendações de manutenção da integridade das cargas. Considerado isso, é só ter um fornecedor de baús frigoríficos experiente e qualificado.
Assine a nossa newsletter e receba o conteúdo do nosso blog diretamente no seu e-mail.
Comentários