• Vinicius Uhlmann

Tipos de equipamento de refrigeração

Atualizado: 25 de Jul de 2019


As máquinas de refrigeração para transporte, conforme vimos anteriormente, são responsáveis por retirar o calor que entra pela abertura das portas e pela penetração natural do calor através do isolamento.

Em comum, esse tipo de sistema de refrigeração terá um compressor como elemento que bombeia o gás refrigerante pela tubulação. É como um coração que coloca o fluído a correr sempre em uma mesma direção passando por diversos componentes.

Apesar de ser muito importante, o compressor depende de uma força externa para girar e executar o seu papel. A fonte desta força motriz é que define o tipo de equipamento e consequentemente sua aplicação.

As três forças mais comuns utilizadas na refrigeração comercial para caminhões são: o motor do veículo, um motor elétrico específico para o sistema de refrigeração ou um motor diesel também dedicado à refrigeração.


Vamos detalhar um pouco cada aplicação:

– Motor do caminhão: este tipo de acionamento é o mais comum em carros que fazem distribuição dentro da cidade. Isso porque são equipamentos com menores potências destinados à baús isolados também menores. Por estarem ligados diretamente ao motor do caminhão, este tipo é usualmente chamado de “acoplados”. Possuem uma confiabilidade menor que os demais tipos pois acompanham diretamente todas as variações de rotação do motor do carro durante um dia. Em outro post vamos discutir isto melhor.

– Motor elétrico: ligado por uma correia ou diretamente no eixo, o compressor é acionado através de um eletromotor que por sua vez está ligado à rede elétrica estacionária. Sua vantagem está no baixo nível de ruído e maior sustentabilidade. Seu ponto fraco é a dependência à uma fonte externa de energia. Por isso é normalmente utilizado como um complemento a outros sistemas de acionamento já que o seu uso não é possível quando o caminhão está em trânsito. Esse sistema é muito importante para rotas que transportam mercadorias congeladas (abaixo de zero graus Celsius). Para esses produtos, o ideal é ligar o equipamento no modo elétrico antes do carregamento para baixar a temperatura do baú vazio de forma que na hora que os produtos entrarem não sofram um choque térmico grande com o baú quente.

– Motor diesel independente: utilizado em sua maioria para caminhões maiores e semi-reboques já que esta modalidade pode oferecer energia abundante para compressores mais potentes. Por ter seu sistema completamente separado do funcionamento do caminhão, são considerados os equipamentos mais confiáveis. Mesmo havendo outros problemas mecânicos com o carro, o implemento continua operando e protegendo a carga do calor externo.

Segue abaixo uma tabela resumo para facilitar o entendimento geral:


Autor: Vinicius Arno Uhlmann

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