top of page
  • Vinicius Uhlmann

4 dicas para escolher o baú para o transporte de alimentos

O transporte de cargas alimentícias precisa cumprir normas rígidas para a manutenção da integridade da carga, o que tem uma relação direta com baú refrigerado escolhido para o frete.

Para fazer uma escolha certeira, fizemos quatro recomendações para servir de referência na escolha do baú mais adequado para o transporte de sua carga de alimentos. Boa leitura.


1. Isolamento térmico

O calor externo de alguma forma vai penetrar no baú refrigerado, que se não for devidamente isolado, com materiais adequados e fabricação precisa, pode causar prejuízos para a carga alimentícia. O desafio é minimizar essa “perda de frio”, com um baú bem dimensionado, que considere a entrada de calor pela quantidade de vezes que a porta é aberta e pelo calor residual que irá penetrar no baú.

O baú refrigerado é responsável por manter a temperatura no patamar estabelecido para o transporte da carga de alimentos. Portanto, seu isolamento térmico precisa ser eficiente para que a carga se mantenha resfriada ou congelada durante todo o trajeto do frete.


2. Higienização

O transporte de alimentos requer um ambiente asséptico para evitar a contaminação da carga. E isso tem a ver com a qualidade do baú refrigerado. Ele deve favorecer o processo de higienização como também conter a proliferação de pragas.

Baús revestidos com isopor, por exemplo, atraem vetores como baratas e estão sendo cada vez menos usados para transporte de alimentos. O ideal é o revestido com poliuretano e com laminação interna em fibra de vidro, que não acumula resíduos e é de fácil higienização.


3. Legislação

O transportador de alimentos precisa cumprir uma rígida legislação de transporte para garantir a integridade da carga e, em última análise, a saúde das pessoas que irão consumir os produtos.

A Anvisa determina que o transporte seja feito em ambiente asseado, usando materiais limpos e bem conservados, com distância das paredes e do teto e circulação de ar. Isso só será conseguido em baús frigoríficos fabricados com tecnologia e materiais adequados, que promovam o bom acondicionamento da carga e sua manutenção dentro dos parâmetros vigentes em lei. Daí a importância de escolher o baú frigorífico de um fabricante sério e comprometido com as regras sanitárias do país.

Para saber as obrigações para o transporte de alimentos resfriados e congelados consulte as seguintes legislações: Portaria nº 91/94, ABNT NBR 15.773 e Portaria CVS nº 15 da Vigilância Sanitária.


4. Trajeto e distância

Neste quesito, o baú frigorífico contribui tanto para a integridade da carga como para a viabilidade econômica do negócio. O baú refrigerado precisa ser dimensionado para transportar a carga dentro das condições do frete, o que inclui o tempo de estrada e a distância percorrida.

Essas informações irão determinar por quanto tempo o baú precisará manter a temperatura baixa e em que condições. Se houver paradas e abertura de portas, é necessário mais esforço do compressor e do isolamento (como de cortinas de PVC, por exemplo) para manter a temperatura e cumprir as condições de transporte. Isso tem um impacto no consumo de combustível e, por consequência, no custo do frete.

Assim, o baú refrigerado ideal para o transporte de alimentos é aquele dimensionado para atender as características da viagem mantendo as melhores condições de temperatura pelo maior tempo.

Assine a nossa newsletter para receber o nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.


751 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page