Ignorar o correto transporte da carga frigorífica pode colocar em risco a integridade dos alimentos e acarretar grandes transtornos, como danos à saúde do consumidor final e o descarte dos produtos. Em ambos os casos, os prejuízos são enormes, podendo impactar no faturamento e na credibilidade do seu negócio.
Nesse cenário, o correto transporte da carga frigorífica é fundamental para que o alimento esteja em perfeito estado de conservação para a sua comercialização.
Além disso, alguns cuidados são fundamentais para garantir o armazenamento e a manutenção da mercadoria conforme as normas da NBR 14701.
Neste post separamos 8 cuidados ao transportar carga frigorífica. Acompanhe!
1. Fique atento ao correto armazenamento A instalação do baú frigorífico e do sistema de refrigeração deve ser realizado por empresa qualificada no mercado. Além disso, é preciso estar atento a algumas questões referente ao transporte. Acompanhe!
baú frigorífico deve estar em conformidade com as exigências da Vigilância Sanitária;
fácil circulação do ar;
higienização regular;
piso vedado e as paredes lisas;
volumes de carga bem distribuídos;
materiais impermeáveis;
separar as cargas que necessitem de uma mesma temperatura de conservação.
2. Verifique a manutenção do baú frigorífico A correta refrigeração é primordial para evitar a deterioração dos produtos transportados. Quando insuficiente ou desregular, ela pode colocar em risco a qualidade das mercadorias, como mencionamos no início deste post.
Logo, é importante ficar atento à manutenção do baú frigorífico e seguir as orientações do fabricante. Dessa forma é possível assegurar que a temperatura e as condições de transporte sejam apropriadas durante o deslocamento dos alimentos.
Questões relacionadas à correta higienização do baú frigorífico também devem ser avaliadas e receber a atenção devida.
3. Dedique tempo para a roteirização da carga A correta roteirização, além de garantir que a carga seja entregue em tempo hábil, ainda reduz custos com combustível, mão de obra e desgaste do caminhão.
Logo, é importante se dedicar a essa parte do processo para garantir a qualidade do serviço de transporte e a integridade das mercadorias.
4. Fique atento ao processo de refrigeração É por meio da refrigeração que se combate a degeneração dos alimentos.
Assim, com o processo correto de resfriamento, é possível garantir as propriedades naturais dos alimentos transportados, bem como manter seus valores nutricionais.
Do contrário, quando o resfriamento está desregulado ou é irregular, isso pode causar problemas na qualidade dos alimentos, ocasionando o descarte de toda a mercadoria.
5. Faça o monitoramento de temperatura da carga O monitoramento da carga frigorífica é fundamental para garantir a qualidade dos produtos. Para tanto, use um sensor de temperatura conectado com o rastreador da carga.
Dessa forma, é possível medir a temperatura durante todo o deslocamento em tempo real.
Além disso, você ainda pode contar com dados para relatórios, e assim comprovar a efetividade e desempenho do transporte refrigerado.
6. Treine os condutores da carga Para uma maior qualidade em todos os processos, é importante treinar os motoristas. Isso porque, eles também são responsáveis por verificar o asseio do baú frigorífico e zelar para que as mercadorias sejam bem distribuídas, a fim de se evitar possíveis danos.
Além disso, caso ocorra algum sinistro, como panes ou interrupções, o motorista deve ser capaz de identificar o problema e procurar ajuda especializada o mais rápido possível.
7. Conte com baús frigoríficos de qualidade Ao adquirir um baú frigorífico de fornecedor renomado, você oferece uma maior qualidade para o produto transportado e também economiza.
Isso acontece porque o equipamento trabalhará muito menos para atender a temperatura desejada, economizando importantes recursos, que podem ser revertidos em lucro para a empresa ou em melhoria da frota de veículos.
8. Verifique as condições do veículo de transporte As especificações do isolamento térmico, bem como as dimensões do veículo e equipamentos de refrigeração devem ser adequados ao tipo de carga transportada.
Além disso, as condições gerais dos veículos devem ser avaliadas e os mesmos devem passar por manutenções e vistorias constantes. O objetivo é evitar surpresas que possam causar prejuízos.
Com o deslocamento em grandes distâncias, todos esses cuidados são fundamentais para assegurar a integridade da carga frigorífica e sua qualidade para o consumidor final.
Todos os processos de transporte de carga frigorífica também devem levar em consideração as condições das embalagens, armazenamento e preservação dos produtos.
Ao seguir esses 8 cuidados ao transportar uma carga frigorífica, você estará mais perto de otimizar os seus recursos e elevar a qualidade das suas entregas.
O que você achou deste post sobre transporte de carga refrigerada? Deixe o seu comentário conosco!