top of page
  • Vinicius Uhlmann

O que é um baú frigorífico?

Atualizado: 25 de jul. de 2019



Para bem entendermos as questões que serão abordadas mais à frente, é importante definir exatamente o que é um baú ou carroceria frigorífica e como ele funciona.

Definição

Carroceria frigorífica é um implemento destinado ao transporte rodoviário de mercadorias de temperatura controlada. Em países tropicais como o Brasil, frequentemente ligamos este tipo de implemento a produtos congelados e resfriados. Mas o seu uso é indicado para qualquer produto cuja temperatura ideal seja diferente da temperatura externa. Em países do extremo norte ou sul do planeta, carrocerias isoladas são utilizadas para impedir o congelamento dos produtos que estão sendo movimentados já que as temperaturas externas são muito baixas.

Calor

Voltando para a nossa realidade, baús frigoríficos são implementos que procuram conter a entrada de calor do ambiente externo para dentro do compartimento com a carga.


Com os materiais disponíveis hoje esta entrada de calor é extremamente reduzida mas nenhuma carroceria no mundo consegue bloquear completamente esta penetração. Esta entrada de calor residual através das paredes somada ao ar quente que entra quando abrimos a porta para realizar uma entrega são de responsabilidade do equipamento de refrigeração.

Usualmente dizemos que determinado equipamento de refrigeração faz frio. Mas na verdade o frio que observamos é uma consequência. O que um equipamento realmente faz é retirar o calor do ambiente.

Imagine um pescador com seu barquinho no meio de um rio com muitos furos bem pequenos por onde entram a água do rio. Para impedir que a embarcação afunde, o pescador utiliza um balde para jogar esta água de volta ao rio.


Em analogia, o barco é o baú frigorífico e o balde é o equipamento de refrigeração. Ele fica constantemente retirando o calor que entra dentro da carroceria e o devolve para o ambiente externo. Com isso, impede que o produto receba esta energia e aumente a sua temperatura.

De acordo com o tamanho do baú e a quantidade de abertura de portas calcula-se o volume de calor que entra por hora. Com este número então se define o equipamento de refrigeração ajustado para esta necessidade. É por isso que todo equipamento frigorífico é dimensionado somente para manter a temperatura do produto. Se fosse para resfriar ou congelar um produto que entrasse quente, os equipamentos teriam que ser ainda mais potentes e por consequência muito mais pesados e caros.

Voltando ao baú, se possuir um bom isolamento com materiais nobres e próprios para essa finalidade, a entrada de calor será menor e então o equipamento trabalhará mais folgado. Por consequência, os custos com combustível serão reduzidos e de manutenção também. Falamos mais sobre isso em outro post aqui. Não deixe de conferir como economizar através da escolha da carroceria e uma operação correta.

Autor: Vinicius Arno Uhlmann

Copyright 2018 - BXR Indústria, Comércio e Serviços Ltda.



1.638 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page