Já abordamos aqui no blog sobre os tipos de equipamentos de refrigeração de um baú frigorífico, que se dividem na forma como o compressor do sistema é acionado. Em resumo, podem ser usados os seguintes sistemas:
Acoplado: quando utiliza o giro do motor do próprio caminhão (sistema muito parecido com o funcionamento dos ar condicionados dos carros);
Diesel: quando o equipamento tiver um motor independente só para ele;
Elétrico: quando possui um motor elétrico acionado pela rede de energia através de tomadas fixas.
O desafio de manter a integridade de uma carga fria durante todo o transporte gera alternativas de como mantê-la refrigerada dentro das normas vigente. Desde a pré-refrigeração até a entrega da carga, a temperatura dentro do baú deve se manter estável.
Uma das maneiras de resfriar o baú é usar um motor elétrico, que pode trazer boas vantagens para o transporte frigorífico, como economizar combustível, dar segurança à carga nas paradas e diminuir a emissão de CO2 na atmosfera.
Neste artigo, entenda por que essas 4 vantagens podem fazer a diferença no seu negócio. Siga a leitura.
A refrigeração do baú
Normatizado pela NBR 14710, o transporte de cargas refrigeradas precisa obedecer a um conjunto de procedimentos para que a carga seja deslocada corretamente. A começar pela pré-refirgeração. A NBR determina que o caminhão baú só seja carregado depois de um processo de resfriamento, com temperatura estabilizada. Isso significa que ela precisa se manter estável por 15 minutos.
Para se chegar a esse estado, o sistema de refrigeração precisa ser acionado, podendo usar um motor a diesel independente, usar um equipamento acoplado ao motor do caminhão ou um motor elétrico. Todos geram energia, elétrica ou mecânica, para que o compressor consiga baixar a temperatura no baú frigorífico ao nível desejado.
Com o baú carregado, é necessário manter essa temperatura estável por todo o caminho, independente de paradas. Portanto, o compressor, que mantém o baú refrigerado, precisa funcionar sem interrupções de ponta a ponta do frete.
Esses processos podem acontecer com o motor do caminhão ligado, consumindo combustível por um período de tempo. E, a depender do equipamento usado, é necessário o acionamento do motor para a manutenção da temperatura do baú.
Refrigeração com motor elétrico
Como mencionado acima, o compressor responsável pela refrigeração do baú necessita de uma fonte de energia. O motor elétrico tem se mostrado um dos mais eficientes, tanto econômica quanto tecnicamente. Seu uso proporciona algumas vantagens para o transporte, como explicado abaixo.
1. Economia de combustível
O uso de um motor elétrico no equipamento acoplado permite que a pré-refrigeração seja feita sem dar a partida no motor do caminhão. Assim, o diesel necessário para manter o caminhão na lenta, que tem um custo considerável na composição do preço do frete, não é usado nesse processo. No caso, o motor elétrico é ligado na tomada para iniciar o resfriamento do baú frigorífico, sem a necessidade do uso da rotação do motor do caminhão, economizando combustível. Em grandes frotas, isso significa economia de escala, uma vez que é comum o carregamento dos caminhões ser feito muitas horas antes do início do frete.
2. Menor desgaste e manutenção no motor do caminhão
O motor de um caminhão não é projetado para se manter por longos períodos na lenta. Isso prejudica a lubrificação e a refrigeração do bloco como um todo, o que leva a um desgaste prematuro do elemento mais caro do carro. O uso do motor elétrico para a refrigeração do baú também auxilia no menor desgaste do motor do caminhão, que deixa de ser usada em uma condição não ideal para o seu funcionamento. Isso contribui também para a diminuição dos custos de manutenção.
3. Segurança da carga em paradas e imprevistos
Uma das maiores vantagens do motor elétrico para o resfriamento do baú é não depender diretamente do motor do caminhão para gerar energia para o compressor. Assim, durante paradas para o descanso do motorista, para fiscalização em estrada ou mesmo por problemas mecânicos do caminhão, o motor elétrico garante a estabilidade da temperatura no baú frigorífico. A carga, dessa forma, se mantém íntegra até a chegada ao seu destino. O motor elétrico pode servir, também, de backup, caso o equipamento acoplado apresente problemas.
4. Diminuição da emissão de carbono
A questão ambiental também pode entrar nessa conta. A diminuição de emissão de carbono na atmosfera é uma demanda social e do mercado, que exige um transporte cada vez mais limpo. Transportadoras são constantemente pressionadas a tomar medidas de diminuição do impacto de suas atividades no meio ambiente. O uso do motor elétrico no equipamento acoplado ajuda no uso da energia limpa na refrigeração da carga, uma vez que reduz o uso de diesel e, consequentemente, a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
A escolha do caminhão para o transporte frigorífico pode vir acompanhada também da melhor escolha do sistema de refrigeração do baú. O modo elétrico acoplado pode trazer esses benefícios, que podem ser bem explorados como diferenciais competitivos do negócio.
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