top of page
  • Vinicius Uhlmann

Caminhão baú: 4 benefícios do acabamento externo em fibra de vidro

Atualizado: 22 de out. de 2019

Por mais que os baús de caminhões frigoríficos pareçam similares, eles guardam diferenças fundamentais. A tecnologia os distingue de uma forma que a comparação entre eles, em alguns casos, não cabe. O acabamento externo em fibra de vidro é substancialmente diferente do acabamento em alumínio, trazendo uma série de vantagens para o transportador. 


A fibra de vidro é um material usado em diversos setores industriais. No de transporte de cargas, ela ganha um destaque no caminhão baú por conferir muitos benefícios diretos e indiretos para quem opta por um baú frigorífico desse material.  


Se você usa caminhão baú para o transporte de cargas frigoríficas, fique atento aos benefícios que o acabamento em fibra de vidro pode trazer para o seu negócio.

1. Oferece maior capacidade de carga



Um dos maiores desafios do transportador é otimizar o deslocamento da carga, ou seja, levar mais mercadoria com o menor custo, e o peso da carroceria está na essência desse processo. Uma vez que o implemento é um dos componentes do cálculo do Peso Bruto Total (PBT), quanto mais pesado for, menos carga útil o caminhão levará. Em outras palavras, o implemento é uma carga morta que, mesmo quando está descarregado, o caminhão tem que levar para todos os lugares que for.

A fibra de vidro é um material leve, resistente e muito estrutural. Essas características combinadas possibilitam uma carroceria reforçada e leve, o que por sua vez confere maior capacidade de carga para um caminhão baú.

2. Eficiência na refrigeração - Condução Térmica




Operações de transporte cada vez mais usam a inteligência para produzir eficiência. A fibra de vidro, nesse sentido, é uma opção racional em um baú frigorífico para a redução do uso de combustível na refrigeração, gerando uma economia financeira.


A fibra de vidro é um material que não absorve e conduz o calor externo do ambiente com facilidade, mantendo a carga interna resfriada com menos interferência da temperatura ambiente. Essa ajuda no isolamento térmico conserva a carga nos parâmetros sanitários e poupa energia para manter a temperatura constante.


Em termos de escala, o uso da fibra de vidro no acabamento externo do caminhão baú pode representar um imenso ganho de eficiência (e financeiro, claro) para o transportador de cargas frigoríficas.  

3. Manutenção simplificada, mais barata e aparência final original



O terror de todo transportador é o caminhão parado. Veículo na estrada produz receita, veículo na garagem ou na oficina gera custo para o proprietário. Por isso, uma manutenção barata e rápida deve ser considerada na montagem da frota.


Baús frigoríficos revestidos de fibra de vidro cumprem esse requisito. Por ser uma material maleável, é possível fazer reparos na fuselagem sem a necessidade de trocar toda a chapa (como no caso do alumínio). Essa manutenção simplificada garante que o caminhão passe o mínimo de tempo parado para reparos, reduzindo possíveis prejuízos.


Quanto aos reparos, a fibra de vidro tem ainda duas outras vantagens:

  • Por permitir pequenos reparos, possui também um custo de reforma muito mais barato que a chapa de alumínio;

  • Depois de pintada ou readesivada, a carroceria mantém muito da originalidade do seu projeto, diferentemente dos rebites e isolamento das chapadas corrugadas.


4. Adesivação simplificada

Agora o mais básico: a identificação do transportador ou produtor. Mais que um detalhe, o branding é um gerador de valores para a empresa a partir da correta exposição da marca nos mais diferentes ambientes. A performance da marca cria lembrança e consciência do negócio, que leva a uma maior procura pelo mercado.


O trabalho de identificação da empresa na adesivação do baú de fibra de vidro é facilitado pela superfície externa lisa. Há espaço para trabalhar a marca nas faces laterais e traseira, sem distorções na adesivação e maior vida útil da marca da empresa no caminhão baú.


Os benefícios do caminhão baú com acabamento externo em fibra de vidro são visíveis. Optar por esse material na composição da frota é a garantia da busca por eficiência no transporte de cargas frigoríficas.


Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail nosso materiais informativos. 



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page