• Vinicius Uhlmann

Como é feita a manutenção periódica do baú frigorífico?

Atualizado: 25 de Jul de 2019



Quem trabalha no segmento logístico sabe que a manutenção periódica de caminhões é bastante complexa, já que os veículos de carga apresentam vários componentes e uma mecânica própria.


Quando se trata do transporte de cargas frigoríficas, o cuidado com a manutenção dos veículos deve ser ainda maior, já que as cargas são perecíveis e qualquer parada não programada pode colocar em risco toda a mercadoria, tornando-a imprópria para consumo e trazendo muitos prejuízos.


Se por um lado alguns dias com o caminhão parado na oficina pode significar prejuízos no final do mês, ignorar a necessidade das manutenções preventivas pode acarretar perdas ainda maiores.


Para ajudar você a programar a manutenção preventiva dos baús frigoríficos da sua frota, preparamos este post. Acompanhe!


Qual a importância da manutenção periódica do baú frigorífico?


É sempre bom lembrar que manutenção está relacionada com a segurança da carga. Para evitar qualquer tipo de transtorno, o conjunto frigorífico deve receber atenção especial, principalmente o aparelho de refrigeração do baú frigorífico.


Ele é o responsável por tirar o ar quente de dentro do baú, tornando a temperatura ideal para a conservação dos alimentos transportados, como carnes, laticínios, frutas, verduras, entre outros.


Dessa forma, ignorar a manutenção periódica do seu conjunto pode comprometer a qualidade para o consumo de todos esses alimentos, causando prejuízos tanto para os negócios quanto para o consumidor final.


Como fazer a manutenção periódica do baú frigorífico?


O primeiro passo é planejar as paradas e levar o caminhão frigorífico até uma empresa renomada do ramo de fabricação e manutenção da rede fria.


Estando ou não o baú frigorífico na garantia, os profissionais do estabelecimento irão trabalhar na identificação de possíveis falhas no sistema de refrigeração e também em outras estruturas do baú.


Identificando a necessidade de manutenção, serão executadas ações para sanar os problemas encontrados ou eliminar as irregularidades constatadas, de modo a evitar falhas e conservar os equipamentos dentro das condições originais projetadas para o seu alto desempenho.


Em todos os serviços executados serão geradas ordens de manutenção, com parâmetros preestabelecidos para permitir a análise do desempenho operacional e avaliação do histórico dos equipamentos e sistemas.


Entre as atividades para a manutenção preventiva do conjunto frio estão:


  • sistema de acoplamento do compressor ao motor do veículo ou próprio;

  • sistema de degelo automático;

  • funcionamento e pré-teste do painel eletrônico de controle;

  • terminais e contatos elétricos;

  • medição de temperaturas e pressão conforme especificados pela fábrica;

  • alternador e corrente elétrica;

  • presença de perfurações ou falha no acabamento interno e externo da carroceria;

  • borracha das portas e análise da vedação;

  • grampos de fixação ao caminhão;

  • dentre outros.


O Ministério da Saúde elaborou o Manual de rede de frio. Nele, você pode encontrar todas as diretrizes para a manutenção periódica dos equipamentos que compõem do baú frigorífico.


O documento inclui um checklist com todos os itens de manutenção periódica que devem ser verificados mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente.


Conscientização dos motoristas é importante


Para uma melhor performance dos equipamentos da rede frio, é fundamental que os motoristas recebam treinamento para identificar possíveis questões que podem causar danos aos equipamentos. Hoje os melhores equipamentos já oferecem códigos de alarme que facilitam a compreensão e o rápido diagnóstico dos eventuais problemas.


Além disso, o correto manuseio da carga ainda garante uma maior durabilidade do baú, o que aumenta a vida útil da carroceria, otimizando os recursos da empresa.


Também é importante investir na conscientização desses profissionais quanto à correta conservação e higiene da carga transportada.


Isso garante mais qualidade para a mercadoria, gerando mais eficiência para os serviços de transporte.


Como vimos, a manutenção periódica de equipamentos e do baú frigorífico é essencial para o bom funcionamento das atividades de transporte de cargas refrigeradas.


Faça um planejamento para essas paradas de manutenção preventiva, dando prioridade para períodos de baixa demanda, ou fazendo um rodízio entre os caminhões para diminuir os impactos financeiros.


Dessa forma, com a manutenção periódica de equipamentos e do baú frigorífico em dia, você garante mais eficiência para o seu negócio ao diminuir imprevistos que possam colocar em risco a qualidade dos itens transportados.


Se você ainda tem alguma dúvida sobre manutenção periódica de equipamentos e baú frigorífico, deixe seu comentário conosco!



85 visualizações

Estamos à disposição para atendê-lo!

Visite nossas redes sociais!

ENCONTRE-NOS
VOLTE SEMPRE
NOSSOS PRODUTOS

- Baús Frigoríficos

- Carrocerias Isoladas

- Equipamentos de Refrigeração

- Isolamento de veículos

- Reforma e reparo de carrocerias

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
NOSSO TELEFONE

(81) 3271.3066 | (81) 99961.5068

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h00 às 17h30.

Estamos localizados na

BR-101 SUL 4005, Bairro do Barro

Recife/PE

CEP: 50780-627

 

© 2019 BXR Indústria | 10.390.807/0001-31 | Todos os direitos reservados.