top of page
  • Vinicius Uhlmann

A importância da boa iluminação no caminhão baú

Um caminhão baú precisa ser versátil o suficiente para cumprir sua função de levar cargas com eficiência. Para isso, alguns itens acessórios acabam se tornando essenciais quando se mostram importantes para a carga e a descarga.


É o caso da iluminação interna do baú, que vem melhorando em qualidade para oferecer algumas vantagens operacionais ao transportador. Mas nem todo set de iluminação instalado nos baús é igual. É preciso estar atento para saber os benefícios gerados pela luz no baú.


Entenda neste artigo a importância da boa iluminação no caminhão baú e veja por que é cada vez mais necessário ter luz com boa potência nos baús sua frota.


Iluminação no caminhão baú


É bem intuitivo pensar que o baú de um caminhão tenha uma fonte de luz para auxiliar na carga e descarga. Contudo, nem todas as fábricas fornecem um material que gere luz suficiente para facilitar o serviço de carga e descarga. O que o mercado costumava oferecer, de uma forma geral, é um ponto de luz que produz apenas uma penumbra no ambiente.


A Boxer foi a primeira fábrica a oferecer um conjunto com iluminação 100% em LED de alta potência, uma tecnologia que proporciona uma luminosidade constante, com baixo consumo de energia e uma produção de calor desprezível. Mas o LED só é uma vantagem quando tem a capacidade de iluminar bem o baú, o que nem todos os fabricantes do mercado garantem.



Para que a iluminação seja um diferencial, é preciso que ela ajude os trabalhadores no processo de localização, conferência e despacho, o que só é possível com uma boa iluminação interna no baú do caminhão.


Um conjunto de iluminação adequado possui lâmpadas suficientes para o tamanho do baú e deve estar em uma posição que ilumine todo o ambiente. Sua instalação deve ser feita por profissionais qualificados, que façam uma boa arrumação elétrica, segura e no local correto, para evitar curtos.


Vantagens da boa iluminação do baú


Um caminhão com baú com boa iluminação pode proporcionar muitas vantagens para os serviços prestados. Abaixo, reunimos alguns argumentos para a escolha deste item nos caminhões.


1. Redução de acidentes de trabalho – com um ambiente interno bem iluminado, os despachantes têm mais segurança para circular no ambiente interno do caminhão baú. A iluminação adequada evita tropeços, quedas e a derrubada acidental da carga, situações que podem ser perigosas e gerar acidentes de trabalho.


2. Ambiente salubre – um baú com iluminação adequada é um local apropriado para a prestação do serviço. Isso contribui para a melhora na qualidade do trabalho e, consequentemente, dá mais condições para a movimentação da carga. Evita-se que as pessoas trabalhem na penumbra.


3. Localização da carga – é comum o transporte de cargas de diferentes clientes em um mesmo baú. Os motoristas, muitas vezes, precisam localizar caixas com o documento fiscal (Danfe) em mãos, fazendo a conferência. Com uma luz potente, que ilumine bem o ambiente, esse processo é facilitado, uma vez que elimina a penumbra ou a total escuridão.


4. Eficiência – a série de vantagens da boa iluminação no caminhão baú produz ganho de eficiência. Os processos são mais velozes e seguros, fazendo que o caminhão retorne com mais velocidade para sua base e fazer mais entregas por dia.

Se os baús dos caminhões já vêm equipados com jogo de lâmpadas no interior, é preciso ficar atento à qualidade. Pois são equipamentos que produzem uma luminosidade potente, como os da Boxer, que trazem os benefícios desejados pelos profissionais.


Este conteúdo foi útil? Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail mais artigos como este.


580 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page