top of page
  • Vinicius Uhlmann

É preciso ligar o equipamento de refrigeração antes do carregamento?

Atualizado: 25 de jul. de 2019



Essa é uma questão frequente e de grande relevância para a qualidade dos produtos que serão transportados e consequentemente para o lucro da operação.

De maneira geral, é muito importante que o equipamento permaneça ligado por um período antes do carregamento e com as portas fechadas.

Os motivos pelos quais se recomenda esse procedimento são basicamente dois:

  • O transportador garante antes de ter toda a carga embarcada que o equipamento está funcionando corretamente ao observar que a temperatura no painel está baixando na velocidade habitual. Se não observado esse método, o motorista/entregador levará muito tempo para perceber algum problema pois só o fato de colocar a mercadoria gelada dentro do baú já fará com que a temperatura no painel diminua levando a crer que a máquina está operando normalmente. Somente quando estiver distante da base é que observará a temperatura subir. Se observado o pré-resfriamento sempre, pode-se evitar muitos transtornos de ter um carro com equipamento parado, carregado e distante.

  • Com o pré-resfriamento do baú, retira-se do ambiente o chamado Calor Residual que é o calor absorvido pelas paredes, teto, piso e pelo ar dentro do baú enquanto o caminhão está estacionado vazio no sol. Se não observado esse procedimento, quem assume a responsabilidade por retirar esse Calor Residual será o produto transportado. Se isso acontecer, o mesmo sofrerá uma alta abrupta de sua temperatura e consequentemente perdas localizadas ocorrerão.

E por quanto tempo devo deixar um equipamento ligado antes de iniciar o carregamento?


A resposta varia de operação para operação já que os produtos possuem diferentes ​​temperaturas de transporte e sensibilidade às variações térmicas. Além disso, os equipamentos de refrigeração e baús frigoríficos possuem capacidades variadas para baixar a temperatura e reter o frio dentro dentro do ambiente.

De maneira geral recomenda-se no mínimo 30 minutos de operação do equipamento com as portas fechadas. A partir desse tempo, o transportador inicia a análise e pode ajustar o tempo para que não haja perda de temperatura logo após o carregamento do produto (que seria a ação do Calor Residual que ainda não havia sido retirado do ambiente).

É muito importante que, antes de abrir as portas para carregar, o equipamento seja desligado e mantido assim até o momento em que as portas forem fechadas novamente. Isso impede que o ar refrigerado escape e o ar quente e úmido do ambiente externo seja sugado para dentro do baú.


2.196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page